Siga a Houtrée nas redes sociais!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O armário compacto e suas vantagens!

Um novo conceito vem mudando a maneira como algumas mulheres se vestem e lidam com os seus consumos de moda: é o armário-cápsula. A ideia, muito propagada pela norte-americana Caroline Rector, do blog Unfancy, gira em torno da simplificação da vida começando por um guarda-roupa compacto. Que tal passar uma estação inteira com apenas 30 peças?



“Eu pensei que fosse odiar. Afinal, fazer compras era o meu negócio. Mas aconteceu que, ao ter menos, eu senti que tinha mais”, contou em sua página. O funcionamento é simples, a cada três meses, Caroline reúne 37 peças versáteis que se encaixam perfeitamente ao lifestyle daquela estação. O restante – itens de outras temporadas ou peças que já estavam sendo usadas com pouca frequência – é armazenado em caixas sob a cama e, se não for revisitado mais, será doado.

Em resumo, seu armário consiste em nove pares de sapato, nove peças de baixo, 15 peças de cima, dois vestidos e dois casacos. Para chegar ao número, ela avaliou quantas peças queria e/ou precisava de cada categoria. Por isso, acha que essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa. O ideal é se manter entre 30 e 40, no máximo. E mais: nem tudo deve ser uma nova aquisição. Alguns itens atravessam temporadas no armário de Caroline, que adotou esse novo hábito há dois anos.

Em entrevista, ela explicou que, desde a redução significativa do guarda-roupa, tem desfrutado mais cada uma das peças e aprendido a criar combinações mais interessantes. “Para mim, ter um armário-cápsula significa dedicar mais tempo e energia ao que realmente importa e menos tempo decidindo sobre o que vestir, comprando e lavando roupa. Agora sempre sinto que tenho algo incrível para usar tanto em um brunch de domingo, quanto em uma reunião de negócios.”

A nova prática ajudou inclusive Caroline a controlar as compras feitas por impulso. Durante os três meses em que o armário está prontinho, ela aproveita para juntar US$ 500 (R$ 1.900) para poder comprar coisas pontuais ou que deseja muito ter no armário da próxima estação.

Mas uma mudança desse tipo exige muita reflexão e paciência. Dificilmente, ela será feita de um dia para o outro. O desapego material é gradativo. Mas um bom ponto de partida é questionar por que manter no guarda-roupa peças que já nem vestem tão bem ou já não correspondem mais ao seu estilo.




No site, ela disponibiliza um planejamento bastante útil para quem quer começar. Ao todo são 10 passos...

1. Lifestyle: 
Reúna em uma lista as principais atividades que envolvem seu dia a dia. Vale incluir eventos especiais já agendados, feriados, viagens, passeio com amigos, trabalho e até o tempo que se passa em casa.

2. Palavras associadas: 
Escreva o maior número possível de termos relacionados a estilo que você conhece. Circule os que combinam com você e risque aqueles com os quais você não se identifica. Exemplo: boho, tendência, chique, clássico, esportivo, girly... Selecione de 3 a 6.

3. Marcas: 
Faça uma lista de lojas, marcas e designers que você adora e que funcione com o seu estilo, corpo e orçamento. Isso ajuda a guiar as compras.

4. Cores: 
Eleja tons majoritários, outros minoritários e alguns pontuais. Pense naqueles que fazem sentido para a temporada, nos que vão fazer a diferença em acessórios, nos que servirão de base...

5. Peças-chave: 
Coloque no papel itens que você já tem e alguns que pretende comprar. Pense uma lista geral de favoritos para ter uma noção mais completa do seu estilo pessoal. Inclua tops, partes de baixo, sapatos, vestidos e terceiras peças. Deixe de fora da contagem roupas de malhar, acessórios, pijamas, lingerie e moda festa.

6. Looks-chave: 
Pense em produções que você ama usar, de acordo com as suas atividades básicas, humor, ocasiões especiais.

7. Lista de compras: 
Agora, dedique-se a reunir itens que você realmente precisa comprar. Mas não se esqueça do limite de peças. Este é o momento de avaliar alguma peça que precisa ser substituída, cores novas que merecem ser consideradas, itens indispensáveis para as temperaturas da estação.

8. Orçamento: 
Aproveite os e-commerces para avaliar quanto será preciso gastar em cada nova aquisição, mas não gaste mais do que o budget pré-estabelecido.

9. Armário-cápsula: 
Agora, liste as 30 peças – ou mais – que farão parte do seu armário pelos próximos três meses.

10. Lições aprendidas: 
Termine anotando ideias e ensinamentos absorvidos durante o processo. Isso será importante na hora de se planejar para a próxima estação.

Para ter uma noção mais real de como seria um armário-cápsula para o verão, a publicitária brasileira Gabriela Barbosa, do blog Teoria Criativa, dá o exemplo. Inspire-se e adote!

*Fonte: revista Marie Claire

Houtrée Cosmétiques
Visite o nosso site: www.houtree.com.br
Curta a nossa página: www.facebook.com/houtreecosmeticoshoutree
Fale conosco: comunicacao@houtree.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário