Siga a Houtrée nas redes sociais!!

domingo, 4 de outubro de 2015

Ai que dor nas costas!

Sabe quando você chega em casa, se joga no sofá e passa um bom tempo checando mensagens e navegando em redes sociais? Acredite, pode estar aí um dos motivos da sua dor nas costas. A má postura ao realizar atividades comuns do dia a dia está diretamente relaciona a desconfortos nas costas, pescoço e ombros.



Até quando você passa horas e horas no celular, alimenta não apenas o vício no equipamento, mas o postural. A educadora física e professora de pilates, Gisele Zink, explica que o uso de tablets, computadores e telefones móveis faz com que a pessoa projete a cabeça para frente e olhe durante muito tempo para baixo, hábitos que causam tensões musculares.

Fazer da boa postura um hábito, porém, é fundamental para a saúde, como alerta Gisele: “É preciso treinar o corpo para ficar em pé, andar, sentar e deitar em posições que gerem menor tensão, estando o corpo em movimento ou não”.

Com o passar dos anos, os danos causados por vícios posturais podem ir além das dores e indisposições. “Lesões mais severas, como hérnia de disco e desgaste ósseo, são muito comuns em pessoas que não cuidam da postura”, completa a educadora física. Confira abaixo algumas dicas simples, que prometem melhorar a sua postura e, consequentemente, sua qualidade de vida.

1 - Cuidado com a posição da sua cabeça
Sua cabeça deve estar sempre alinhada com os ombros. Essa dica é importante principalmente para quem tem o hábito de usar celular, tablet ou computador com muita frequência. O uso desses equipamentos faz com que, muitas vezes, a pessoa projete a cabeça para frente, o que pode causar tensões musculares e dores. “Tente manter seu olhar sempre na horizontal e não apontado para baixo, como geralmente acontece. Um exercício interessante é tentar ‘crescer’ o topo da cabeça para o teto, mantendo-a sempre na linha dos ombros”, explica Gisele.

2 - Corrija seus ombros
Projetar os ombros para frente é um dos vícios posturais mais comuns. Esse hábito, se recorrente, pode vir a provocar a corcunda na parte superior das costas, o que faz com que a pessoa fique com um aspecto encolhido. Segundo Gisele, o ideal é sempre manter os ombros encaixados para trás e um pouco para baixo. Outra sugestão é manter o músculo trapézio – região posterior do tronco e do pescoço – relaxado.

3 - Atenção ao modo como senta e permanece sentada
Se você passa a maior parte do dia sentada, procure ficar o mais reta possível. É importante que os ísquios – aqueles dois ossos que temos embaixo dos glúteos – toquem o assento. Dessa forma, a coluna fica com suas curvaturas neutras e livres de tensões músculo-articulares.

4 - Ao ficar em pé, não apoie todo o peso em alguma parte do corpo
Quando você fica em pé por algum tempo, é difícil encontrar uma posição na qual consiga sustentar seu corpo, sem sobrecarregar alguma parte dele, certo? Distribua o peso do corpo por igual por toda a sola dos pés, do calcanhar à ponta, e não somente em alguma região. Relaxe os joelhos e deixe-os levemente flexionados, assim você evita que sua coluna lombar fique sobrecarregada.

5 - Para dormir, separe dois travesseiros extras
Procure sempre dormir de lado, com um travesseiro entre seus joelhos. Isso permite que seu quadril fique bem posicionado e a coluna, alinhada. Se possível, abrace outro um travesseiro para que seus ombros não fiquem comprimidos.

Houtrée Cosmétiques
Visite o nosso site: www.houtree.com.br
Curta a nossa página: www.facebook.com/houtreecosmeticoshoutree
Fale conosco: comunicacao@houtree.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário